(11) 94089-1951

contato@viasense.com.br

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA

  • CONSIDERAÇÕES DOS ACIONISTAS

 

Os acionistas da VIASENSE, bem como seus colaboradores, desempenham um papel importante na manutenção da nossa reputação de Empresa de Consultoria e Treinamento de sucesso na área da saúde.

 

A nossa conduta ética é o alicerce que sustenta o crescimento e fortalecimento da VIASENSE. Inspirado nos princípios de gestão e alinhado com os valores da nossa empresa, o nosso Código de Conduta, define as bases da cultura da VIASENSE, para todas as regiões onde opera, e reflete os padrões de comportamento esperados de todos os seus colaboradores.

 

Mais do que em outros negócios, no nosso ramo, a pessoa do colaborador é a própria VIASENSE, havendo, portanto, uma interligação entre o comportamento pessoal e profissional.

 

Este Código de Ética e de Conduta é dirigido a todos os colaboradores, fornecedores, consultores associados e parceiros da VIASENSE e deve direcionar o seu comportamento pessoal e a sua atuação profissional. Estas diretrizes constituem-se em padrões obrigatórios de conduta e de comportamento que devem ser rigorosamente observados por todos. Através delas, espera-se que as condutas profissionais, as relações comerciais e os procedimentos operacionais, sejam sempre orientados pelos princípios da transparência, respeito, comprometimento e ética.

 

Este Código de Ética e de Conduta, também deve contribuir para o estabelecimento de um padrão de relacionamento respeitoso e transparente entre os colaboradores da VIASENSE e, reciprocamente, com seus clientes, parceiros e toda a sociedade.

 

Consideramos que a VIASENSE, assim como, toda e qualquer organização é constituída por pessoas que possuem histórias de vida, conjunto de valores, comportamentos, atitudes e visão de mundo diferentes e, portanto, também são influenciadas pelas mudanças tecnológicas, econômicas, políticas e socioculturais. Nossa razão de ser, está centrada, na nossa visão, na contribuição do aumento da empregabilidade dos alunos da VIASENSE e na organização e controle das clinicas parceiras e, consequentemente para a sociedade como um todo.

 

O Código de Conduta Ética não pretende ser um guia completo para todas as situações e casos que venham a acontecer. Os instrumentos de regulamentação interna complementam os princípios aqui expressos. No caso de dúvidas sobre suas aplicações, o acionista é o primeiro caminho para o aconselhamento nas questões éticas.

 

Com certeza o cumprimento deste Código irá contribuir com o fortalecimento da nossa cultura organizacional, já que se constitui, ao mesmo tempo, num compromisso individual, coletivo e institucional.

 

Atenciosamente,

Acionistas da VIASENSE

 

 

 

 

  • POSICIONAMENTO DA EMPRESA

Adotamos políticas e práticas objetivas, imparciais e transparentes de monitoramento dos conflitos de interesses entre acionistas, parceiros e clientes da VIASENSE.

 

Agimos sempre em consonância com a legislação e regulamentação vigentes no sistema tributário e jurídico brasileiro, bem como com as políticas de desenvolvimento econômico, social e financeiro do País.

 

Mantemos práticas de gestão de riscos operacionais, financeiros, sociais, ambientais e cuidados com a imagem institucional da empresa, visando garantir o reconhecimento do mercado e, consequentemente, a valorização dos ativos da VIASENSE.

 

Missão:

Contribuir para o desenvolvimento ou reposicionamento de estabelecimentos de saúde através da avaliação e gestão de sua administração e na qualificação profissional de seus colaboradores.

 

Visão:

Ser uma empresa referência na prestação de serviços de consultoria na administração de clinicas e consultórios e na capacitação técnica complementar para profissionais da área de saúde.

 

Valores:

  • Ética nos negócios
  • Parceria
  • Qualidade dos serviços
  • Sigilo
  • Respeito as pessoas e aos negócios
  • Responsabilidade
  • Comprometimento

 

  • POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS

A VIASENSE vê o ser humano como um diamante, que mesmo sendo precioso, ainda pode ser lapidado, através do desenvolvimento pessoal e profissional contínuo.

 

O desempenho profissional, o mérito e o potencial de cada colaborador e consultores associados são avaliados regular e periodicamente, no intuito de estimular a prática do elogio, como incentivo à execução de tarefas, e da crítica, como forma de orientação e aplicada em caráter reservado.

 

Ainda com o foco na valorização de seus colaboradores, a empresa dispõe de recrutamento interno, que de acordo com a descrição de função do cargo vago possibilita ao colaborador participar do processo seletivo.

 

A VIASENSE através dos pontos mencionados e de todo o suporte necessário, viabiliza que seu colaborador e consultores associados, desenvolva suas tarefas com qualidade, focando na superação da expectativa dos nossos alunos e clientes.

Adotamos políticas e práticas de Recursos Humanos de vanguarda, visando proporcionar condições de trabalho dignas, motivadoras, seguras e saudáveis.

 

Estimulamos o desenvolvimento de nossos colaboradores e prestadores de serviço por meio de políticas e práticas adequadas de remuneração, salários e benefícios condizentes ao nosso mercado de trabalho, bem como as condições definidas pela Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, além da realização de programas de treinamento para obtenção de conhecimentos e tecnologia de ponta e de segurança no trabalho.

 

Reconhecemos o direito à liberdade de filiação política e à livre associação sindical, bem como o cumprimento das convenções e os acordos coletivos de trabalho.

 

Valorizamos o respeito à dignidade, à diversidade e aos direitos humanos. Sendo assim, não toleramos nenhuma forma de preconceito, discriminação, assédio, desrespeito, difamação, ofensa, exploração, trabalho infantil ou análogo a escravidão ou intimidação.

 

Buscamos a melhoria contínua de nossa estrutura e de todos os processos de trabalho, promovendo meios de preservação da integridade física, mental e psicológica dos colaboradores através de um ambiente saudável e condigno à execução de suas funções de acordo com a legislação vigente.

 

A imagem do VIASENSE deve ser construída e preservada diariamente por todos os colaboradores e consultores associados como seu mais importante patrimônio. Qualquer ação, atitude individual ou coletiva que comprometa a reputação e credibilidade dessa imagem será considerada violação grave e acarretará sanções.

 

  • POLÍTICA DE GESTÃO DE QUALIDADE

A busca pela superação das expectativas de nossos alunos, parceiros e clientes, nos estimula a aprimorar e manter a o nosso processo de qualidade, desenvolvendo continuamente nossos procedimentos, metodologia e conceitos, visando a melhoria contínua e a excelência dos nossos produtos, serviços e atendimento.

 

  • CONDUTA COM COLABORADORES E CONSULTORES ASSOCIADOS

A VIASENSE preza pela valorização e o bem-estar de seus colaboradores e consultores associados (prestadores de serviço), realizando integração da equipe, disponibilizando treinamentos e avaliando o desempenho, a empresa oferece oportunidades de carreira e desenvolvimento profissional.

 

O processo de valorização começa na absorção de novos talentos, permanece durante as realizações das tarefas do dia a dia e confraternizações, onde ocorrem os projetos de integração, garantindo assim a fluência nas comunicações internas. Estimulamos a busca constante pela busca / atualização do seu conhecimento técnico e comportamental, que consideramos o seu maior diferencial e valor. Para isso, disponibilizamos treinamentos técnicos, comportamentais e palestras informativas, tanto internamente quanto externamente, no intuito de desenvolver as habilidades dos nossos colaboradores e terceiros/prestadores de serviço. O capital intelectual e o nosso principal valor, pois é através dele que conseguiremos atingir nossa principal meta: contribuir para o desenvolvimento dos nossos clientes e proporcionar maior empregabilidade aos nossos alunos.

 

  • RELACIONAMENTO COM ALUNOS E EMPRESAS CLIENTES

Os alunos e as empresas clientes são a razão e a inspiração para que a VIASENSEofereça serviços cada vez melhores e incomparáveis, com o fito de aumentar constantemente a credibilidade, com o comprometimento de:

 

  • Oferecer cursos, produtos e serviços com honestidade e respeito, obedecendo rigorosamente às leis e regulamentações estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor;
  • Manter informações recebidas, restrita às pessoas envolvidas na execução dos serviços;
  • Manter absoluto sigilo das informações recebidas pelos alunos e clientes, divulgando-as somente com autorização formal do próprio aluno ou cliente;
  • Ser sincero no relacionamento, sempre atendendo com eficácia e cortesia;
  • Ser aberto a críticas e sugestões na busca permanente de melhoria continua da qualidade de nossos serviços.
  • Oferecer cursos, produtos e serviços de qualidade, com conteúdos programáticos e metodologias considerados como referência no mercado e com tecnologia de ponta.
  • Um padrão de atendimento transparente, eficiente, eficaz, cortês e respeitoso, visando à plena satisfação dos seus alunos e clientes, para a manutenção de um relacionamento respeitoso e duradouro;
  • Analisar e responder todas as questões abordadas pelos alunos e clientes em prazo compatível com suas expectativas e necessidades.


Estamos sempre atentos às expectativas, necessidades e opiniões dos nossos alunos e empresas clientes, pois nosso objetivo é aperfeiçoar a qualidade do atendimento, serviços, canais de diálogo, reconhecimento e venda.

 

  • RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES, PRESTADORES DE SERVIÇOS E PARCEIROS

A VIASENSE na relação com fornecedores, prestadores de serviços e parceiros busca a transparência e imparcialidade, pautando suas decisões em fatores técnicos e legais, baseados em princípios éticos de forma a preservar a confiança mútua, comprometendo-se a:

  • Realizar seleção e contratação baseadas em critérios técnicos objetivos e legais devidamente preestabelecidos, tais como: qualidade, preço, prazo e capacidade de fornecimento, capacidade técnica, não aprovando o favorecimento;
  • Realizar contratos com fornecedores, prestadores de serviços ou parceiros que cumpram a legislação;
  • Permitir oportunidades iguais a todos.
  • Busca a transparência e imparcialidade, pautando suas decisões em fatores técnicos e legais, baseados em princípios éticos de forma a preservar a confiança mútua;
  • Realizar seleção e contratação baseadas em critérios técnicos objetivos e legais devidamente preestabelecidos, tais como: qualidade, preço, prazo e capacidade de fornecimento, capacidade técnica, não aprovando o favorecimento;
  • Realizar contratos com fornecedores, prestadores de serviços ou parceiros que cumpram a legislação.
  •  
  • RELACIONAMENTO COM CONCORRENTES

Para a VIASENSE a concorrência leal é um estímulo constante para a inovação e a busca da excelência, portanto compromete-se a:

 

  •  Manter uma relação com seus concorrentes fundada nos princípios da honestidade e respeito, adotando regras explícitas e declaradas sobre seus procedimentos de concorrência;
  • Agir com respeito aos assuntos que estejam relacionados a produtos ou serviços da concorrência, evitando-se exposição desnecessária e abusiva da mesma, estimulando constantemente a inovação e a busca da excelência.
  •  
  • COMPROMISSO DA VIASENSEATRAVÉS DAS SUAS LIDERANÇAS
  • Tratar com respeito todos os colaboradores, consultores associados e terceiros abolindo a discriminação de qualquer natureza;
  • Atuar com transparência nas relações de trabalho, permitindo o acesso às informações relacionadas a empresa, necessárias ao desenvolvimento das atividades;
  • Preservar a saúde e integridade física e a promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho dos colaboradores e consultores associados;
  • Propiciar um ambiente saudável de trabalho, devendo ser observados a urbanidade e a educação nas relações com colegas, superiores, consultores, clientes e terceiros;
  • Não admitir o uso do cargo para solicitar ou aceitar favores ou serviços pessoais de subordinados ou terceiros;
  • Conduzir os processos seletivos com igualdade de oportunidade e tratamento na seleção de novos colaboradores e/ou promoções internas, impedindo o favorecimento nos procedimentos.
  • Cultuar a verdade, a lealdade, a probidade e a responsabilidade como fundamentos de dignidade pessoal.
  • Exercer, com autoridade e eficiência, as funções que lhe couberem em decorrência do cargo.
  • Respeitar a dignidade da pessoa humana.
  • Cumprir e fazer cumprir as leis, os regulamentos e diretrizes brasileiras.
  • Tratar os subordinados com dignidade, ou seja, urbanidade, justiça e educação, sem comprometer a disciplina e a hierarquia.
  • Incentivar o exercício da liderança autêntica que privilegie a persuasão em lugar da coação e que seja conquistada não pelo paternalismo, mas pela competência profissional, aliada à firmeza de propósitos e à serenidade nas atitudes.
  • Liderar pelo exemplo pessoal, do desprendimento e do respeito ao próximo, demonstrados em todos os escalões, como incentivo à prática de atitudes corretas por parte de cada um.
  • Zelar pelo preparo próprio, moral e intelectual como, também, pelo dos subordinados, tendo em vista o cumprimento da missão comum.

 

  • RELACIONAMENTO COM A MÍDIA

A VIASENSE mantém um canal aberto com a imprensa em geral, tornando disponíveis todas as informações necessárias ao esclarecimento e divulgação de suas atividades, grade de cursos e palestras etc.

 

Nosso relacionamento com a mídia, baseia-se de forma que preserve a independência e a imparcialidade.

As informações que veiculamos ou repassamos à mídia são verdadeiras, claras e tempestivas.

 

Todos assuntos que envolvem a mídia, devem ser centralizados e direcionados aos acionistas da VIASENSE, sendo que somente eles, possuem autorização legal para se pronunciarem a respeito da empresa e seus negócios.

 

  • CONDUTA NO AMBIENTE DE TRABALHO
  • Zelamos pela reputação e demais ativos tangíveis e intangíveis da VIASENSE.
  • Realizamos nosso trabalho com profissionalismo, ou seja, com dedicação, senso de responsabilidade, cordialidade, qualidade e, principalmente, valorizamos o trabalho em equipe.
  • Estimulamos a busca pela atualização constante sobre os conhecimentos e as melhores técnicas relativas à nossa área de atuação.
  • Valorizamos relacionamentos respeitosos, éticos e cordiais no ambiente de trabalho.
  • Respeitamos a diversidade de opiniões, por isso, estimulando sempre o diálogo ao confronto de pontos de vista.
  • Reconhecemos às ideias e às realizações dos nossos colaboradores.
  • Estimulamos a consciência ecológica e respeito para com a natureza, através do consumo correto da água, energia, papel, objetos e materiais de escritório.

 

  • SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL

Entende-se por propriedade intelectual os direitos relativos às invenções em todos os campos da atividade humana, patentes, segredos e marcas comerciais, direitos autorais, proteção contra a concorrência desleal e outras informações próprias. Sendo assim, é vedada a utilização ou repasse a terceiros, sem prévia autorização, de informações confidenciais, seja de propriedade intelectual ou material da VIASENSE, clientes, fornecedores e prestadores de serviços. Portanto os colaboradores e consultores associados da VIASENSE comprometem-se a:

 

  • Manter a confidencialidade das informações não-públicas da VIASENSE, salvo autorização por escrito do superior imediato;
  • Ministrar palestras e apresentações pertinentes, somente com prévia autorização da VIASENSE;
  • Preservar as informações concebidas e desenvolvidas como parte do trabalho, a quais são de propriedade da VIASENSE;
  • Respeitar os direitos autorais dos colaboradores, inserindo a autoria em documentos e projetos, reforçando que os documentos e projetos desenvolvidos em atividades internas ou em prestação de serviços aos clientes são de propriedade da VIASENSE.

 

Os recursos e equipamentos de comunicação eletrônica são bens da VIASENSE para uso exclusivo das atividades de seu interesse. Reservamo-nos o direito de controlar e monitorar o acesso à Internet de todos os equipamentos interligados ao seu sistema de tecnologia da informação. Assim, compete a todos os que tenham acesso a tais recursos e equipamentos:

Utilizar os recursos disponíveis de comunicação eletrônica única e exclusivamente para fins do trabalho;

 

  • Proteger os dados, arquivos outros materiais do sistema eletrônico de informações da VIASENSE;
  • Utilizar o próprio nome e senha para acessar a rede e internet e enviar e-mails;
  • Não transmitir arquivos, imagens, jogos interativos ou mensagens que não sejam de interesse da empresa;
  • Cumprir todas as instruções normativas expedidas.

 

  • BRINDE E ENTRETENIMENTO

Cortesias (brindes, presentes, gratificações, descontos em transações de caráter pessoal, viagens, ingressos de shows, eventos esportivos, etc.) somente são aceitas ou ofertadas se praticadas de forma transparente e rigorosamente legal, ou seja, desde que não caracterizem conflito de interesses, tentativa ou sugestão de corrupção, suborno ou troca de favores.

 

  • NOSSO COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE E NOSSAS COMUNIDADES

 

  • Sustentabilidade Ambiental

A sustentabilidade é um dos prontos de preocupação constante da VIASENSE. Estamos concentrados em efetuar a gestão e controle ambientais, e em abordar proativamente os desafios da mudança climática. Temos programas para estimular o aprimoramento da eficiência energética com campanhas educativas do uso consciente desta energia, assim como otimizar o uso da água, reduzir os resíduos e aumentar a reciclagem. Asseguremos que nossos colaboradores e prestadores de serviços respeitem e atuem consistentemente nas questões relacionadas a responsabilidade ambiental.

 

  • Atividades beneficentes e comunitárias

Como um cidadão corporativo responsável, participamos de ações em comunidades definidas como prioritárias pela VIASENSE. Essas áreas de prioridade para enfoque estão alinhadas com nossas metas empresariais e, em sintonia, com as necessidades identificadas na sociedade em que atuamos.

 

Apoiamos instituições beneficentes e projetos das comunidades locais por meio de doações e outras ajudas, incentivando ativamente a participação dos colaboradores, prestadores de serviços e consultores associados. Temos direção e foco claros para nossas atividades, reconhecendo o valor que essas parcerias podem agregar para todos. Estabelecemos objetivos apropriados e monitoramos a eficácia das nossas atividades, assegurando a boa governança e informando abertamente sobre nossas atividades.

 

As doações e ações são efetuadas por motivos beneficentes de boa-fé e nunca quando houver ou puder ser um conflito de interesse em potencial ou a possibilidade de que a doação possa ser usada como um subterfúgio para o suborno; sejam fornecidas para uma instituição legítima e crível; nunca sejam pagas na conta pessoal de uma pessoa designada e geralmente não sejam feitas em dinheiro (ou seja, no caso de doações financeiras); sejam feitas diretamente, não através de terceiros (por ex., clientes ou fornecedores).

 

  • OUVIDORIA

A VIASENSE disponibiliza aos seus colaboradores um canal de comunicação para receber denúncias sobre dilemas éticos, de conflitos de interesses e esclarecimento de dúvidas relativas às diretrizes do Código de Ética e de Conduta. O canal também recebe denúncias sobre o não cumprimento das normativas, bem como, de políticas internas. O comitê de ética tratará as informações com confidencialidade e diligência, garantindo o seu correto direcionamento.

 

  • MEDIDAS DISCIPLINARES

A infração por parte do nosso colaborador, a qualquer item deste Código de Ética e de Conduta, estará sujeita às seguintes sanções disciplinares, previstas nas leis trabalhistas vigente no nosso país:

I – Advertência verbal ou escrita;

II – Suspensão sem vencimentos; e

III – Demissão.

 

Na violação deste Código de Ética e de Conduta, caberá também aos nossos consultores e prestadores de serviços, além de advertências, a rescisão de seu contrato com a VIASENSE.

 

  • ABRANGÊNCIA DO CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA

Todos os acionistas, colaboradores, consultores associados e prestadores de serviços da VIASENSE devem aderir a este Código de Conduta. Todos os envolvidos receberão o Código de Ética e de Conduta, efetuarão uma leitura e, em seguida, assinarão uma declaração de estar ciente das condições aqui descritas. Este documento será arquivado na pasta funcional do colaborador ou nos arquivos de controle dos contratos dos prestadores de serviços / consultores associados.

 

Os nossos parceiros e fornecedores, serão sempre estimulados a tomarem ciência e praticarem as orientações e valores aqui descritos.

Siga nos nas redes sociais!

Onde Estamos:

Rua Heitor Ariente, 45
Butantã - São Paulo/SP

CEP 05541-050

Nosso Telefone:

(11)  94089-1951

Nosso Email:

contato@viasense.com.br